Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Outubro Rosa


O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil,  a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar  o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa européia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA (Instituto Nacional do Câncer), passou a integrar a mobilização do Outubro Rosa a partir de 2010.

Dados

O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões  brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma): Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

Como detectar precocemente

Segundo o INCA, as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para controle, é necessário que as mulheres realizam os exames periodicamente mesmo não havendo alterações.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/10/campanha-incentiva-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama

Durante todo o mês de Outubro, o Blog do Lions Clube de Cravinhos ficará cor-de-rosa e a página do Facebook terá o laço símbolo da campanha junto a sua imagem do perfil, aderindo assim ao movimento do combate ao câncer de mama. Copie a imagem abaixo e adicione na sua foto do perfil.


"O melhor caminho é a prevenção"

Abrace essa causa você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário