Total de visualizações de página

sábado, 1 de novembro de 2014

Novembro Azul


Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de Novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total dos cânceres.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de uma maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

Diagnóstico

Como acontece com a maior parte dos cânceres, o câncer de próstata tem evolução silenciosa em sua fase inicial. Alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam,  são semelhantes ao do crescimento benigno da próstata. Entre eles estão a dificuldade de urinar  ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Devido a essa ausência de sintomas, é fundamental a realização de exames periódicos para a detecção precoce da doença. Para diagnosticá-la, indica-se a realização de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA) a partir dos 50 anos. Já os homens que possuem parentes diagnosticados com câncer de próstata antes dos 65 anos devem começar o acompanhamento médico laboratorial aos 40 anos.

Previsa-se

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade  aumentam significativamente após os 50 anos. Por isso, é considerado um câncer de terceira idade.

Mas a prevenção contra a doença deve começar já na juventude, com o desenvolvimento de um estilo de vida saudável. De acordo com o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais e com menos gordura ajuda a diminuir o risco de câncer. Outros hábitos saudáveis recomendados são: realizar atividade física diariamente, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Contudo, é bom destacar que os fatores hereditários têm forte influência. Pai ou o irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, por exemplo, pode aumentar em 3 a 10 vezes o risco de se ter a doença.
Fonte: www.inca.gov.br

Em apoio a Campanha Novembro Azul, o Lions Clube de Cravinhos deixará o blog todo azul durante o mês de Novembro e colocará o laço símbolo da campanha em seu perfil do Blog e do Facebook. Abrace essa causa você também. Coloque o laço azul em seu perfil do Facebook e compartilhe a foto com a hashtag #NovembroAzulLionsCravinhos.


Nós precisamos tocar nesse assunto. Previna-se!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário