Total de visualizações de página

domingo, 1 de outubro de 2017

Outubro Rosa - Declare seu amor por você mesma!

História

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última decada do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen fot the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram a fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de amam, denominando Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, entre outros.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo povos em torno de tão nobre causa.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela múltiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos tem desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pelo não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Existe tratamento para o câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Fontes:
www.outubrorosa.org.br
www.inca.gov.br

O Lions Clube de Cravinhos abraça essa causa em busca da conscientização das mulheres para que façam o auto-exame e, ainda mais importante, que façam a mamografia frequentemente.

A capa para facebook abaixo foi lançada pelo LC de Cravinhos para que todos a utilizem nos seus perfis e participem do movimento Outubro Rosa.


Além da capa, foram disponibilizados panfletos em comércios da cidade de Cravinhos e de Ribeirão Preto com instruções sobre o câncer de mama.



Deixe essa ideia bater mais forte no seu peito.
Abrace essa causa também!

#LionsClubedeCravinhosevocêcontraocâncerdemama

Nenhum comentário:

Postar um comentário