Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

13 de janeiro - Dia Internacional do Leonismo


Em comemoração ao nascimento do seu fundador, Melvin Jones, em 13 de janeiro de 1879 em Fort Thomas, Arizona (EUA), celebra-se nesta data, o Dia Internacional do Leonismo, que se revela num movimento universal que congrega homens e mulheres motivados pela finalidade de servir desinteressadamente à sua comunidade e aos seus semelhantes. Traduz um conjunto de normas e objetivos da Associação Internacional de Lions Clubes em prol do bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade, sem ligações religiosas ou políticas. Através de seus Clubes de Serviço, estuda as necessidades da coletividade e apresenta meios ou sugestões para enfrentá-los, seja por meio dos seus próprios esforços ou em cooperação com terceiros.

Biografia de Melvin Jones

Melvin Jones nasceu em 13 de janeiro de 1879 em Fort Thomas, Arizona (EUA), filho de um capitão do Exército dos Estados Unidos que comandava uma tropa de soldados. Mais tarde, seu pai foi transferido e sua família mudou-se para o leste. Quando rapaz, Melvin Jones viveu em Chicago, Illinois, EUA, tornou-se associado de uma companhia de seguros e, em 1913, formou sua própria agência.

Logo juntou-se ao Business Circle, um grupo de empresários que se reunia para almoços, e em pouco tempo foi eleito secretário. Esse grupo era apenas mais um dentre tantos outros que, naquela época, se dedicavam exclusivamente a promover os interesses financeiros dos seus associados. Devido à sua oferta limitada, esses grupos estavam fadados a desaparecer. Melvin Jones, um líder empresarial de Chicago com 38 anos na época, tinha outros planos.

"E se esses homens que são bem-sucedidos devido à sua iniciativa, inteligência e ambição, pusessem seu talento para trabalhar em benefício de suas comunidades?", indagou Melvin Jones. Assim, mediante seu convite, representantes de clubes masculinos reuniram-se em Chicago para fundar uma organização com tal finalidade em 7 de junho de 1917, e assim nasceu o Lions Clubs International.

Com o tempo, Melvin Jones abandonou sua agência de seguros para dedicar-se em tempo integral ao Lions, na sede internacional em Chicago. Foi sob sua dinâmica liderança que os Lions clubes conquistaram o prestígio necessário para atrair associados com consciência cívica.

O fundador da associação também foi reconhecido como líder fora dela. Uma de suas grandes honrarias deu-se em 1945, quando representou o Lions Clubs International como conselheiro em São Francisco, Califórnia (EUA), na Organização das Nações Unidas.

Melvin Jones, o homem cujo código pessoal – "Não se pode ir muito longe sem fazer algo pelo outro" – tornou-se um princípio norteador para pessoas com senso de coletividade no mundo todo, morreu em 1º de junho de 1961, aos 82 anos de idade.

(Fonte: http://www.lionsclubs.org/PO/who-we-are/mission-and-history/melvin-jones.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário