Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Setembro, mês da Domadora e da Mulher no Leonismo

Setembro, mês histórico para todo povo brasileiro, foi reservado pelo calendário leonístico para marcar, também, o “Mês da Domadora e da Mulher no Leonismo”.
Cabe a nós, Companheiros Leão, pela afinidade que nos une, preparar a justa homenagem tecendo loas e louvores àquelas que, com o açoite da amizade verdadeira, fazem da jaula o primor da nossa existência.
Nos primeiros anos de funcionamento do Lions a mulher não participava das suas atividades. Deve-se ao CL Humberto Valenzuela, do Chile, Presidente Internacional 1955/1956, o ingresso da mulher em Lions Clubes; seu ponto de vista foi vitorioso em indicação que fez à Diretoria Internacional e, a partir daquele ano leonístico, as esposas dos Leões passaram a integrar nossa Associação. No Brasil elas recebem o título de “Domadora”, por indicação do CL Armando Fajardo, nosso Leão número um, para substituir a expressão “Leona” em uso nos Clubes de idioma espanhol. A designação de “Companheira Leão” surgiu durante a 36.ª Convenção Nacional, realizada em Belo Horizonte em maio de 1989; houve um plebiscito para a escolha do nome da associada do Lions, ganhando a designação “Companheira Leão”; na 38.ª Convenção, realizada em Porto Alegre, em 1991, foi ratificada a escolha que passou a vigorar desde então. Durante a 8.ª Convenção, também realizada em Porto Alegre, através de moção proposta pelo LC de São Paulo-Indianópolis, foi aprovado o mês de setembro para comemorar o “Mês das Domadoras”. Posteriormente, por resolução do Conselho Nacional de Governadores do ano leonístico 1997/1998, quando orgulhosamente fazíamos parte do Colegiado, a efeméride passou a ser denominada de “Setembro, Mês das Domadoras e da Mulher no Leonismo”.
As mulheres, hoje, são o coração do movimento leonístico. Não apenas pela graça e encantamento da sua presença, mas também pelo dinamismo e dedicação que demonstram à vanguarda das atividades e das promoções que realizam em benefício dos menos favorecidos. E nós, Leões, nos orgulhamos disso! O chicote, em suas mãos, é o símbolo do império da ternura. Elas domam com amor, com carinho, com a amizade verdadeira, com renúncias e sacrifícios maravilhosos.
Alguém que já perdeu sua companheira escreveu uma crônica intitulada “Asa partida”, expressando a falta que sentia dela. A companheira que temos é a outra asa que permite nosso vôo equilibrado e seguro e por ela damos graças a Deus. Sem nossas Domadoras e Companheiras Leão, seríamos pássaros de asa partida e, seguramente, se conseguíssemos algum vôo, este seria incerto e sofrido.
O Lions é um clube privilegiado! Em todas as suas atividades o sucesso é marcante e marcado pela presença feminina, dando aquele toque de mão, de participação, de alegria, culminando com o amor que deve ser a base de todos os nossos propósitos.
Não podemos prescindir do trabalho das nossas estimadas Domadoras e Companheiras Leão, ornamentos preciosos das nossas reuniões e atividades. Se nos atirarmos a grandes empreitadas é por termos certeza de que elas estarão sempre ao nosso lado.
À nossa frente temos Deus, e à nossa retaguarda, vocês estimadas Domadoras e Companheiras Leão! Como é bom vocês existirem! Sejam felizes hoje e sempre!
PDG Antônio Domingo Andriani
Coordenador do Distrito LC-6 AL 2015/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário